quinta-feira, 24 de março de 2011

23ª Semana de gravidez

 Você tem a gravidez sob controle: sente-se bem, está linda, come satisfatoriamente e bebe bastante água. Tudo é fabuloso; é como se fosse seu aniversário todo o dia. As pessoas tratam-na de forma impressionante, deixam-na passar à frente na fila do banco, do mercado, entre outras gentilezas. Ok, talvez isso  não aconteça todos os dias, mas estar grávida a faz sentir-se muito especial todos os dias, mesmo que alguém no ônibus não ceda um lugar a você.

 

Seu corpo

Fato: você está transportando vários quilos de peso extra, localizado não só na barriga, mas em seu sutiã também. Quem é o maior responsável por carregar todo essa carga extra? Os senhores ombros e as senhoras costas. Não sofra em silêncio e receba doce alívio. 
Mesmo no início da gravidez, a dor nas costas pode ser bem chata e, quando você chegar a metade da gestação, esqueça-a. Uma bolsa de gelo ajuda a aliviar parte da tensão. Existem algumas abordagens alternativas, como a acupuntura e a massagem que podem auxiliar no alívio da dor. Ademais, ter alguém para esfregar suas costas e fazer uma massagem por uma hora a fará sentir-se muito bem. Se você sentir muita dor na parte inferior das costas e nos quadris, poderá desenvolver um problema ciático. Verifique com seu médico.
Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Por isso, você vê o abdômen mover-se. O útero está cerca de 5 centímetros acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, como diria um amigo meu "faz parte". Procure ficar de bem com você mesma.

O seu bebê ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.
Outros destaques desta semana:


Seu Bebê
  • Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para você também. O seu bebê irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a você;
  • Seu bebê está começando a parecer-se mais como um recém-nascido, conforme a pele torna-se menos transparente. O corpo dele está ficando mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho;
  • Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com ele. Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papai também;
  • Os lábios estão formados e os olhos também. mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário